Tatuagem no estilo Maori

maori-moko-tattoo

De uns anos pra cá, o estilo de tatuagem da tribo dos Maoris vem popularizando cada vez mais, mas são pouquíssimas pessoas que sabem realmente o propósito delas, a história que se carrega nesses desenhos e o significado dos traços contido nelas. Por isso, e também à pedidos da leitora Natália, viemos aqui contar um pouco do que sabemos à respeito desse estilo de tatuagem.

OBS.: quem acompanha o blog já sabe algumas coisa sobre os Maori, se você não sabe nada sobre eles CLIQUE AQUI


Primeiramente, o estilo de tatuagem Maori era chamado Moko, pois os desenhos são feitos em uma linguagem também Maori chamada Tā moko. Desde os primeiros desenhos, os Moko eram parecidos com folhagens, sempre feitos em espirais e outros tipos de ornamentos da cultura Maori. Os desenhos sempre possuem significados particulares em cada traço, parte do corpo ou pessoa, correspondendo alguma história ou conquista já vivida. As tatuagens Moko também eram utilizadas como sinal de força, poder e beleza dentro da tribo. As pessoas mais experientes possuíam um maior número de tatuagens do que os demais, tendo mais respeito sobre os outros, e da mesma forma, se uma pessoa não possui as tatuagens automaticamente ela tem menor significância dentro da tribo, como um simbolo de status de baixo-nível social.

Tradicionalmente, os homens faziam tatuagens mais comumente no rosto, e as mulheres na boca e no queixo, pois essas são as formas de mostrar maior respeito e poder dentro da tribo. Outros lugares tradicionalmente tatuados pelos Maori são as coxas, as nádegas, as costas e a barriga, isso se tratando dos homens. As mulheres tatuavam as coxas, nádegas, costas, e também o pescoço e nuca.

Hoje em dia, as tatuagens ainda demonstram autoridade e respeito para quem sabe seus significados. Por exemplo, uma mulher que possui o queixo tatuado pode significar que é casada ou possui um grande respeito dentro de um grupo.
No caso dos homens, podemos ver isso no governo do país, que é dividido entre Kiwis e Maoris. A grande maioria dos Maoris que possuem altos cargos no governo tem grande parte do rosto tatuada, se não por inteiro. Já os de cargos mais baixos possuem menos experiência e por isso menos tatuagens no rosto.

Os tatuadores especialistas em Tā Moko são chamados de Tohunga Tā moko, e dentro da tribo são considerados sagrados, sempre tendo um em cada tribo. No início, para fazer as tatuagens, ao invés das agulhas, os Tohunga usavam ossos de albatrozes em formato de cinzéis, e para a pigmentação, eram feitas misturas de madeira queimada com gordura de animal. Essa forma de tatuar foi modificada no século 19, para diminuir os enormes riscos à saúde dos Maori, começando assim a utilizar os materiais mais próximos do que conhecemos hoje em dia.

No mesmo século, no ano 1860, o estilo Moko foi liberado para o uso dos outros nativos neozelandês, os Kiwis, também chamados de Pākehā pelos Maori. Nos anos seguintes, o estilo foi popularizando na europa, e assim ganhando reconhecimento de pessoas famosas pelo mundo, como por exemplo Mike Tyson e Robbie Williams. Porém, aí foi onde começou todo o problema histórico das tatuagens Moko. Graças à popularização, muitas pessoas começaram a fazer tatuagens Moko, porém de forma errada. As pessoas que não fazem suas tatuagens Moko com um Tohunga, muitas vezes podem estar fazendo desenhos com significados completamente inversos aos seus desejos e conquistas, pois cada traço feito possui um significado particular. Por isso, grande das pessoas acabavam fazendo suas tatuagens com a linguagem da tribo dos Maori, mas de uma forma extremamente controversa, sujando assim a linguagem Tā Moko.
Por causa de toda essa confusão, de uns anos pra cá a tribo Maori chamada Te Uhi a Mataora decidiu fazer uma espécie de conciliação com o resto do mundo para que pudessem continuar utilizando o estilo, porém colocando um outro termo, chamado Kirituhi.
O Kirituhi (traduz-se literalmente "pele tatuada") e, diferente do Moko, não possui significados particulares para cada pessoa tatuada, assim podendo ser utilizado por qualquer um que ache o desenho simplesmente bonito, assim como a grande maioria dos outros desenhos tribais.

Quer saber mais alguma coisa sobre os Maori ou sobre seu estilo de tatuagem? Deixe seu comentário ou nos mande um email pela aba Contato :)

@newrappa

Brasileiro, Paulista, 24 anos. Técnico em eletroeletrônica, e cursando 4º de engenharia elétrica. Atualmente é Videomaker, Músico (se acha multi-instrumentista) e blogueiro.

More Posts - Website - Twitter - Facebook

Comentários (8) Trackbacks (0)
  1. Não curto essas paradinha de tatoo mas achei super interessante isso, principalmente pq me dá muito pano pra manga em historias de RPG \o/. Caso vcs tenham algo legal como material sobre isso (que vá além da wikipedia, por exemplo rs) e tiverem como me madar por email seria legal, vlw seus putos \o/ (e atende os mano no skype carai rsrsrsrs)

    • Uma coisa muito interessante pra quem joga RPG sobre os Maoris é que como a vida dos maiores líderes estavam marcadas em suas tatuagens pelo rosto, ao morrer, a tribo cortava-lhe a cabeça e guardava como símbolo de respeito. Quando os europeus chegaram para colonizar o país, os donos de museus se interessaram por esse “ritual” tão peculiar e começou a pedir essas cabeças. Mas esse só foi um motivo a mais para a guerra entre os Maoris e os Europeus. Dizem que nesse período, alguns Maoris que ficaram de acordo com a colonização começaram a lutar contra outros Maoris para obter as cabeças de seus ancestrais.

    • Já sobre como se “alimentar” a vida de um nerd aqui, vou dar uma pesquisada à respeito. Provavelmente esse post acabe saindo antes do de esportes :)

  2. Famosos… DESDE SEMPRE CAGANDO NO PAU E BANALIZANDO O SENTIDO DAS COISAS!

    - hahaha.

  3. Seria muito interessante algum material com o significado dos desenhos pois eu e meus irmãos pretendemos fazer um Maori e estou pesquisando sobre o assunto justamente para não fazermos um Kirituhi.

    • Então, Deko. Cada desenho feito no estilo clássico Maori, o Moku, tem um significado particular e só maoris ou que conhece a linguagem Moku pode fazer um desse estilo sem ser um Kirituhi. Pra fazer esse tipo de tatuagem, você fala sobre suas conquistas, personalidade, familia, vida e tudo isso se transforma nos desenhos. Por isso é impossível dizer o que significa cada desenho, pois esses desenhos se tratam de uma linguagem que eu não conheço. Espero ter ajudado :)

  4. Newrappa, Beleza manO!
    Tu não conhece alguns sites, de cultura maori, feito pelos proprios maoris ou algo do tipo?
    valeu

  5. O meu maior sonho é ser agraciado com uma tatuagem maori feita por um maori na Nova Zelândia, é um objetivo de vida e em poucos anos vou conseguir ir pra la e tentar ser digno de ganhar uma tatuagem deles :)


Leave a comment

Sem trackbacks